top of page

 Sobre Nós 

Missão                                 

Uma associação sem fins lucrativos com foco na promoção da igualdade de gênero, raça, cidadania e dos direitos das mulheres, estimulando e possibilitando seu empoderamento, respeitando suas necessidades, interesses e diferenças.

Visão

Tornar-se um trabalho inovador e de referência em acolhimento, apoio e transformação da vida das mulheres da região, contribuindo para o estabelecimento de uma cultura e de relações de gênero/raça mais igualitárias na sociedade.

Valores

A ONG valoriza a igualdade, equidade, solidariedade, legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência.

Implantação

A ONG Nova Mulher nasceu institucionalmente como associação sem fins lucrativos em 27 de janeiro de 2015. Sua inauguração foi emblematicamente no dia 08 de março de 2015. Iniciou as atividades de atendimento ás mulheres no dia 09 de março.

Registro nº 684.479 (3º. Oficial de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica) CNPJ:  22.719.774/0001-00

Definição de Causa

A causa principal da ONG Nova Mulher é promover a valorização das mulheres na sociedade, compreendendo-as em toda a sua diversidade, combatendo as desigualdades de gênero e os diversos tipos de violência delas decorrentes, para minimizar e superar as situações desfavoráveis ou de vulnerabilidade pessoal e social em que se encontram.

Justificativa do Território

Vila Nova Cachoeirinha é um distrito da periferia da Zona Norte da cidade de São Paulo, que apresenta indicadores de gênero característicos de outros distritos com alta vulnerabilidade social: quase metade da população se declara parda/preta, mais de 35% das mulheres são Chefes de família, desempregadas, sem renda ou com trabalhos informais, com renda familiar até 2 salários mínimos, e elevado número de casos de violência doméstica, sub notificados.   Além disso, admitimos que a escolha também envolve um componente afetivo, pois é o local de nascimento de duas sócias fundadoras que lá viveram até a vida adulta.

O que entendemos por Empoderamento das Mulheres?

Compreende um processo de obtenção de poder e direitos que, por diferentes razões, as mulheres se encontram privadas em nossa sociedade. Com o processo de empoderamento busca-se superar e transformar as estruturas de discriminação de gênero, raça e  desigualdade social.  Não se trata de poder sobre/contra alguém ou algo e nem transformar diferenças em desigualdades. Trata-se de um processo que compreende o “poder para” fazer algo, conseguir resolver problemas e obstáculos, aprender uma habilidade (nível individual: “eu posso”); o “poder dentro”, aquela força interna dentro de cada pessoa, que enfatiza a auto aceitação e o auto respeito, reconhecendo as diferenças entre as pessoas, sem julgamento e,  o “poder com outras mulheres”, envolvendo o sentimento de pertencimento,  a sororidade e união em torno de um propósito comum.

Quem Somos ? Diretoria Executiva

Marcia Regina Victoriano, 61 anos, Socióloga - Direção Geral, Atendimento Individual, Atividades de Formação

Elaine Maria Victoriano, 59 anos, Psicóloga - - Supervisão das Atividades Coletivas, Gestão Administrativo-financeira

Tatiana Gava P. Meneghini,  33 anos, Executiva de Marketing - Imagem institucional, Comunicação em geral

bottom of page