Biblioteca Virtual  

Aqui você vai encontrar textos, artigos e reportagens que nós achamos interessante compartilhar

Dia Internacional da Mulher: em busca da memória perdida

A referência histórica principal das origens do Dia Internacional das Mulheres é a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas realizada em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, quando Clara Zetkin e outras militantes apresentaram uma resolução com a proposta de instituir oficialmente um dia internacional das mulheres.
Nessa resolução, não se faz nenhuma alusão ao dia 8 de março. Clara Zetkin apenas menciona, nas discussões, seguir o exemplo das socialistas norte-americanas. É certo que a partir daí, as comemorações começaram a ter um caráter internacional, expandindo-se pela Europa, a partir da organização e iniciativa das mulheres socialistas. Essa resolução e outras fontes históricas intrigaram a pesquisadora Renée Côté, que publicou em 1984, no Canadá, sua instigante pesquisa em busca do elo ou dos elos perdidos da história do Dia Internacional das Mulheres. Outras pesquisadoras também se dedicaram a desvendar essa história.

 

Nossos Feminismos Revisitados

Certa vez em Salvador Bahia vi na televisão um quadro sobre culinana Era um programa matinal dingido ao publico feminino onde se demonstrava como preparar um prato do qual ja nem lembro Naquele momento o que prendia minha atenção estava
atras da imagem imediatamente visivel na tela de IV O cenano era uma cozinha e o personagem principal uma apresentadora que não parava de dar instruções e conselhos. Em contraposição uma jovem negra participava da cena no mais completo mutismo.

Às meninas, o azul, se assim elas quiserem

Eu somente espero que nossas crianças possam brincar do que quiserem

Recentemente, o lançamento de uma marca de chocolates causou grande repercussão nas redes sociais por um motivo que, para muitos, parecia uma bobagem: a separação de ovos de páscoa por gênero. Não era uma simples divisão entre azul e rosa, como já é comum na nossa cultura. A proposta ia além: as embalagens traziam explicitamente as indicações "meninas" e "meninos", sendo que para elas os brindes acoplados eram brinquedinhos como bonecas e pulseiras e os dos garotos, na linha dos carros e aviões.

Please reload

FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - SEXTA

09:00 - 17:00

ENDEREÇO:
Rua Adolfo Kurt Bohem, 43

Vila Nova Cachoeirinha

São Paulo - SP

Cep. 02882-050

TELEFONE

(11) 3859 3411

CELULAR (Whatsapp)

(11) 96190 2074

QUEREMOS TE OUVIR:​

CONECTE-SE COM

        A GENTE